Ter uma identidade visual consistente tem importância crucial na atuação de mercado de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. E vai muito além de ter uma marca, um logotipo. Saiba o que é e qual a sua importância na conquista do sucesso de mercado.
O que é Identidade Visual?
Fazendo uma boa comparação para facilitar o entendimento, uma marca é como um ser humano. Uma pessoa tem gosto musical, tem preferências de sabores, de cores e de lugares. Tem seu estilo de se vestir. Todas essas características, que se diferenciam de pessoa para pessoa transmitem quem você é.
Da mesma maneira, uma marca tem uma personalidade definida. A identidade visual poderia ser comparada a roupa que você veste. É a aparência física / concreta que transmite algo intangível, a essência, que é, na realidade, o mais importante.
Essa parte concreta, para uma empresa pode ser percebida nas características da tipografia utilizada no logotipo e na comunicação. Na paleta de cores definida para marca, nos elementos e na disposição deles na papelaria, placas e peças da empresa. Em todos esses elementos que compõem a identidade visual.
Resumidamente então, identidade visual é tornar tangível a essência da empresa, a sua identidade.
O que é, então, uma BOA identidade visual?
Uma boa identidade visual é aquela que consegue transmitir objetivamente, sem diferentes interpretações, exatamente quem é a sua empresa. Seu propósito, sua atuação, por meio das cores e formas certas.
Uma boa identidade visual é aquela que consegue se comunicar perfeitamente com o seu público.
Itens que compõem ma Identidade Visual
Geralmente os itens que compõem o “enxoval” de comunicação de uma empresa que esta começando sua atuação no mercado são:
• Logotipo (com slogan/tagline, que transmite em uma frase curta o seu conceito)
• Cartão de visitas (o tradicional “cartãozinho” com seu contato, muito usado para networking)
• Assinatura de e-mail (imagem estática que fica linkada ao seu e-mail e aparece embaixo dele com seu nome e dados para contato)
• Papel carta/timbrado (folha em branco, personalizada com a sua marca e contato, perfeita para envio de relatórios e propostas)
• Site (as pessoas estão presentes grande parte do seu tempo no mundo virtual, consequentemente, para atingí-las, sua empresa obrigatoriamente deve estar.)
Estar presente nas redes sociais também é parte muito importante de ter um negócio, porém, esse é assunto para outro post.
Para obter uma boa identidade visual, você precisa de um designer, um publicitário ou uma agência especializada que seja capaz de, por meio de pesquisa, e de uma coleta de informações muito completa sobre seu negócio, trazer para o tangível aquilo que você é, a sua essência como empresa.
Não deixe de analisar muito bem antes, aquele que você vai escolher para essa tarefa, observando seu portfólio e se esse objetivo foi alcançado com excelência nos projetos anteriores.
A Klou-e Marketing de Performance, tem experiência de mais de 30 anos nessa e em muitas outras tarefas. Somos um time fera, que tem como objetivo a expansão da SUA conta bancária.
Porque com a ajuda de quem sabe o que fazer você cresce, e nós crescemos junto com você. Entre em contato e solicite uma proposta sem compromisso 🙂
Veja o exemplo completo de identidade visual criada por nós: